TESTE POP

quinta-feira, 10 de abril de 2025

 Ensaio

                                                   Santo Antônio da Platina

Paraná

10/04/2025

https://www.portaltanosite.com/noticia/164850/um-dialogo-de-reconciliacao-entre-o-homem-e-a-natureza

                                                                     Paulo Bassani




Um diálogo de reconciliação entre o homem e a natureza*

     Numa noite dessas tive um sonho que muito me intrigou. Sonhei que ocorreu um diálogo entre o homem e a natureza.  Uma conversa franca, sem máscaras, sem mentiras, sem rodeios. Um diálogo horizontalizado que possibilitou uma reconciliação entre eles. Onde nasce uma nova consciência carregada de um princípio ético de respeito mutuo por conviverem num mesmo e único planeta chamado Terra.  Uma conversa fascinante!  Foi mais ou menos assim:

Homem:
Natureza, venho até ti com o coração pesado, partido. Durante séculos, te explorei sem medida, e nas últimas décadas ainda mais, te feri sem piedade, esqueci que és minha casa e minha mãe. Derrubei tuas florestas, envenenei tuas águas, sufoquei o ar que nos dá vida. Em minha ânsia de progresso, desenvolvimento, acumulação, ganhos, fiz de ti um recurso, e não uma companheira.  Agora entendo que errei o caminho. Hoje, venho te  pedir perdão!

Natureza:
Homem, ouço teu lamento e sinto tua dor, pois tua destruição, tua demência também te destrói. És parte de mim, feito da mesma matéria que as árvores, os rios, a terra, o vento. Mas esqueceste de olhar para mim como parte de ti. Agora buscas reconciliação… estás pronto para ouvir?

Homem:
Sim, estou. Sei que preciso mudar e preciso aprender contigo. Ensina-me a caminhar de novo ao teu lado, sem te ferir, porque és um patrimônio natural e deves ser preservado, sem tomar mais do que preciso, sem te transformar em ruínas, deixando uma terra arrasada. Como posso reparar os danos que causei?

Natureza:
Primeiro, tome consciência, mude suas atitudes. Escuta o som das águas, o pulsar da terra, aprende com o vôo dos pássaros. O equilíbrio está em cada folha, em cada estação que passa em seu tempo. Respeita meus ciclos, pois não sou infinita, sou bela, porém frágil e limitada. Planta onde arrancaste, purifica onde poluíste, protege onde ameaçaste, faça renascer a vida.

Homem:
Prometo cuidar melhor de ti. Prometo ensinar aos meus filhos que és sagrada, que não podemos mais ser inimigos. Mas temo que seja tarde demais, porque cego, alienado e egoísta muito destruímos. Ainda há tempo para restaurar o que destruímos?

Natureza:
O tempo sempre existe para aqueles que escolhem o caminho do respeito, do cuidado da reconciliação. Se te comprometes a me tratar como tua aliada, não como tua serva, a cura começará. Estabeleça a pro-cura, cultiva a terra com amor, compartilha os frutos com todos os seres, consome apenas o necessário. E, acima de tudo, vive em harmonia comigo, e não contra mim.

Homem:
Sim, Natureza. Quero caminhar contigo, aprender contigo, proteger-te como deveria ter feito desde sempre. Hoje, comprometo minha mente, meu corpo e minha alma a um novo roteiro: quero estabelecer um novo mapa, com novos traços sustentáveis e um pacto de respeito, um diálogo constante, um abraço irmão entre nós que nunca mais será quebrado.

Natureza:
Então, seja bem-vindo de volta, filho da Terra. Porque tu és terra fértil, humos que carregas o conceito de humanidade. Que possamos juntos, reconstruir esta Casa Comum, única para estabelecer essa vida que te recebe e me recebe para juntos coabitarmos.

    Ao acordar perplexo, levantei e parei diante do espelho e percebi que este sonho tinha autoria, coautoria de vida que pulsa em nossos corpos, de seres que pensam e que assumem a possibilidade de construir um amanhã com as características abordadas nesse sonho. Esse reencontro, mesmo que tardio, faz-se necessário e urgente. Agora acordado entendi que nossa função como seres humanos inteligentes, criativos e responsáveis é de reencantar o mundo,  resgatar o sentido da vida com a natureza para que possamos regenerar não apenas o planeta, mas também nossa própria humanidade.


*Paulo Bassani é cientista Social

sexta-feira, 4 de abril de 2025

 PALESTRA

Universidade Estadual de Londrina

Programa de pós graduação em sociologia

V semana de ingressantes


A sociologia do fim do mundo em diálogos com o amanhã

Palestra

"Meio ambiente: A emergência climática e a sociedade contemporânea"

Paulo Bassani






                                                            02/04/2025

Sala de Eventos 

CCH/UEL

Londrina, PR








terça-feira, 1 de abril de 2025

 REUNIÃO CONSEMMA

Conselho Municipal de Meio Ambiente de Londrina
Dia 31/03/2025
Auditório da Prefeitura Municipal de Londrina




Paulo Bassani
Coordenador Executivo do CONSEMMA
Representante do COPATI



segunda-feira, 31 de março de 2025

 SEMINÁRIO



A sociologia do fim do mundo em diálogos com o amanhã

Mesa: Meio Ambiente: "A emergência Climática e a Sociedade Contemporânea"

Nesta quarta-feira dia 02 de abril na UEL

Sala de Eventos do CCH - Horário: 19:30 hs

Londrina, Pr - Brasil

sábado, 29 de março de 2025

 Série 

Água da Fonte



O AGUARDO DA NOITE*

A tarde chegou
Com ela o dia começa a findar
O sol de mansinho se pondo
O vento soprando
À noite chegando
Um vinho aguardando
Ao olhar para trás
No dia que se foi
Agora o vinho a ditar
O tom, o gosto e o olhar.
O prazer de apreciar
O fruto da uva
Apenas uns copos
Do tinto sabor
Para agraciar o corpo
E saudar a alma
Um encanto que canta
Um sabor que agrada.
E a noite passar !!!

*Paulo Bassani

terça-feira, 25 de março de 2025

 ARTIGO


Santo Antônio da Platina, Paraná, Brasil
25/03/2025



Paulo Bassani


Integridade ecológica e social: uma fraternidade necessária*

A Campanha da Fraternidade Brasileira de 2025 traz como tema "Fraternidade e Ecologia Integral", uma escolha acertada e extremamente pertinente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema reflete uma preocupação global e urgente: a relação entre os seres humanos e o planeta Terra, nossa Casa Comum. Amparados por dados e estudos científicos, sabemos que estamos vivendo um tempo de Emergência Climática, caracterizado por suas múltiplas interfaces sociais, econômicas, políticas e culturais.

Até o final do século XX, já se percebia que os modelos de desenvolvimento e expansão econômica baseados na extração intensa de recursos naturais, transformação e produção acelerada de mercadorias estavam causando impactos severos nos biomas e na biodiversidade planetária. Naquele período, o debate sobre os efeitos das mudanças climáticas ainda se centrava no conceito de "Aquecimento Global", como discutido nas Conferências das Partes (COPs) e nos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Contudo, com o avanço dos estudos e a crescente evidência dos impactos dos modelos de produção e consumo, a terminologia evoluiu para "Mudanças Climáticas" e, mais recentemente, "Emergência Climática". Essa mudança semântica reflete a urgência de ações concretas, uma vez que os desequilíbrios ambientais se intensificam de forma alarmante, manifestando-se em eventos extremos como chuvas torrenciais, estiagens prolongadas, elevação do nível dos oceanos e ondas de calor devastadoras. Esses fenômenos são impulsionados pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa, desmatamentos, queimadas e diversas formas de poluição que contaminam o solo, a atmosfera, os rios e os mares.

Neste contexto, a Campanha da Fraternidade remete aos princípios da Carta da Terra, documento publicado no início dos anos 2000 e que destaca quatro eixos fundamentais para a sustentabilidade global:

1.     Respeito e Cuidado pela Comunidade de Vida

2.     Integridade Ecológica

3.     Justiça Social e Econômica

4.     Democracia, Não Violência e Paz

Esses princípios demandam uma nova consciência de interdependência global e uma responsabilidade compartilhada pela preservação da vida. Como afirma a Carta da Terra: "Como nunca antes na história, o destino comum nos conclama a buscar um novo começo". Esse novo começo exige um compromisso coletivo com o cuidado da Casa Comum e com todas as formas de vida que nela habitam. E nós seres inteligentes, imaginativos, criativos  somos responsáveis com o cuidado de tudo e de todos.

O Papa Francisco adotou esses princípios desde o início de seu papado, evidenciado simbolicamente pela escolha do nome em homenagem a São Francisco de Assis, patrono da ecologia. Sua doutrina reflete valores de respeito, amor, justiça e proteção para com todas as criaturas, humanos e não humanos. Essas premissas estão fortemente presentes em suas encíclicas, discursos e gestos pastorais, que enfatizam a necessidade de diálogo e cooperação entre os povos, respeitando suas diversidades culturais, étnicas, religiosas e sociais.

O cerne desta Campanha da Fraternidade é o reconhecimento de que todos podem e devem assumir o papel de educadores ambientais, promovendo a consciência ecológica e disseminando práticas sustentáveis. Isso inclui o incentivo a iniciativas de preservação e recuperação ambiental, bem como a luta por uma sociedade mais justa e inclusiva, onde ninguém seja marginalizado pela fome, pela pobreza ou pela guerra.

Defender a integridade ecológica significa proteger a vida em todas as suas manifestações e reconhecer que todos os seres vivos compartilham um mesmo planeta, interligados pela teia da vida. O chamado é para uma fraternidade genuína, sustentada pelo amor, pelo cuidado e pela responsabilidade coletiva. Este é um momento de reflexão profunda, mas também de conscientização e ação transformadora. Somente por meio de um compromisso concreto e efetivo seremos capazes de garantir um futuro digno para as gerações presentes e futuras, construindo juntos uma sociedade verdadeiramente sustentável, justa e fraterna.

*Paulo Bassani é cientista Social



domingo, 23 de março de 2025

 Série 

Água da Fonte

                                                                                              Paulo Bassani


APRENDIZAGENS DO VIVER*


A vida gera emoções

As emoções geram memória

A memória gera imaginação

A imaginação gera criatividade

A criatividade inova, renova

A renovação gera novos conhecimentos

Conhecimentos geram saberes

Os saberes geram aprendizagens

As aprendizagens geram práticas

As praticas geram hábitos

Os hábitos geram desejos de mundo

Os desejos de mundo geram um tipo de mundo

Nos diálogos, cooperação, colaboração

Geramos um mundo diverso e uno.

Um mundo sonhado e construído por muitos

Um mundo de paz, trabalho, alimento

Moradia, educação, saúde, cultura e lazer

Um mundo que preserva, recupera e cuida na natureza

Onde humanos e natureza formem uma textura da vida

Um mundo diferente do que encontramos

Um mundo onde queremos viver.

 

*Paulo Bassani



 POEMA Paulo Bassani A CADA MOMENTO* Se tiver água pura beba, Se tiver ar límpido, respire, Se sombra descanse, Se ódio não faça nada, Se so...