TESTE POP

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

 Reunião


Alex Gonçalves, Gil Martins e Paulo Bassani



Santo Antônio da Platina será sede regional do CRC/E-LETRO no Norte Pioneiro*

 

No dia 21 de janeiro de 2026, Santo Antônio da Platina recebeu uma importante agenda voltada ao fortalecimento das ações ambientais no Paraná. Representantes do CRC/E-LETRO Centro de Recondicionamento de Computadores e Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos de Londrina estiveram no município para tratar da implantação da regionalização do CRC no estado.

A reunião contou com a presença do prefeito Gil Martins e dos diretores do CRC/E-LETRO, Alex Gonçalves e Paulo Bassani, que discutiram a primeira etapa do processo de descentralização das atividades, prevista para ocorrer em cinco cidades estratégicas: Santo Antônio da Platina, Apucarana, Pato Branco, Cascavel e Curitiba.

Dentro desse planejamento, Santo Antônio da Platina foi definida como sede da Regional Norte Pioneiro, que atenderá 23 municípios da região. A parceria com a Prefeitura Municipal já prevê a disponibilização de um barracão para o recebimento, triagem e armazenamento de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), fortalecendo a logística reversa e a destinação ambientalmente adequada desses materiais.

Dando continuidade à agenda, a comitiva também se reuniu com o prefeito de Jaboti, Regis William Siqueira Rodrigues, que atualmente exerce a função de coordenador regional dos municípios do Norte Pioneiro, reforçando o compromisso intermunicipal com a pauta ambiental e com a gestão responsável dos resíduos tecnológicos.

A programação incluiu ainda encontro com a professora Maria das Graças Zurlo, diretora da FANORPI, para alinhar a parceria na oferta dos primeiros cursos de formação da regional. A iniciativa educacional será um dos pilares do projeto e começa com três frentes principais de capacitação:

· Formação de agentes municipais para atuação em ações de mobilização, orientação à população e organização da coleta de resíduos eletroeletrônicos;

· Capacitação técnica para trabalhadores que irão atuar na triagem, recondicionamento e recuperação de equipamentos;

· Curso de Educação Ambiental e Sustentabilidade Local e Regional, voltado à construção de uma cultura socioambiental comprometida com o futuro da região.

A implantação da regional do CRC/E-LETRO em Santo Antônio da Platina representa um avanço significativo para o Norte Pioneiro, unindo gestão ambiental, geração de oportunidades de trabalho, educação e inovação social, estimulando a economia circulara e a sustentabilidade local. além de contribuir diretamente para a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de lixo eletrônico.

A iniciativa reforça o papel do município como referência regional em sustentabilidade e marca um passo concreto rumo a um modelo de desenvolvimento mais responsável e alinhado aos desafios ambientais contemporâneos.

 

*Paulo Bassani CRC/E-LETRO de Londrina

domingo, 18 de janeiro de 2026

 Série

A Arte de Pensar


Paulo Bassani

Pelo chão dos territórios*

 

Se não encontrarmos um chão

Com humos, terra fértil

Trataremos com carinho este território.

Pois lá a humanidade se reconstrói.

Mesmo que o chão estiver seco

Vamos regá-lo, revirá-lo

Para que fértil se faça.

Se a chuva não for suficiente

Vamos captar água na fonte.

 

Se o sol estiver escondido

Se as bocas estivem cerradas

Se  as resistências forem muitas

Portas fechadas, olhares obtusos.

 

Vamos ser brilho com nossa presença

Vamos pacientes cativar pelo nosso sorriso

Conscientes e cientes do que propomos,

Com nossa empatia e outricidade

Para abrir outras trilhas com  maracas sustentáveis

Para estabelecer um olhar profundo

Transformador de pessoas e territórios.

Isso tudo poderá agregar e romper barreiras

Mesmo que o tempo previsto 

Seja um pouco mais alongado.

 

Se os espaços se fecharem

Vamos com leveza procurar outras pistas,

Novos sinais que indicarão o caminho.

Se o cansaço se abater,

Vamos buscar a mão amiga.

E se as palavras não saírem

Conforme preparadas

Vamos cativar com nosso olhar

Com nossa confiança.

 

E se mesmo nada, nada

Pudermos fazer ao nosso alcance,

Apenas ouviremos, com nossa presença ativa

A voz do silêncio que dialoga com a alma

Que enaltece a condição humana

Como elemento preparatório do amanhã.

 

*Paulo Bassani é sociólogo

  Núcleo de Cooperação Socioambiental do Norte do Paraná

 Itaipu/Parquetec

 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

 Ensaio


Por: Redação Fonte: Paulo Bassani

19/12/2025 – Santo Antônio da Platina, Paraná


Reflexões do viver*

 

    A melhor atitude não é falar de Deus, é sentir a Deus no coração e em sua humanidade, assim como perceber a que ele está na natureza, que são obras primas com a imagem, semelhança, mão e o cuidado que tanto São Francisco referendava.

    Nós buscamos ser seres humanos bons e decentes, não pelo temor a Deus, mas pela nossa natureza humana que é repleta de bondade, de solidariedade, cooperação, de cuidados vindo da gênese que nos criou. Assim Deus não se apresenta como poderoso, pelo contrário é misericordioso, é amor. Ele não está lá em cima, distante, esta no meio de nós celebrando a vida com toda plenitude.

    Deus é o eu maior que nos ilumina, nos inspira, nos ajuda a despertar nossa humanidade, nos impulsiona no empenho da evolução, de nosso propósito, de nossa vida. Nessa busca temos a bússola, o GPS material e espiritual que nos indica, orienta a ser um pouco melhor a cada ano ate o final de nossos dias. Somos a composição dessa materialidade e dessa imaterialidade, dessa objetividade e das nossas  subjetividades. Pois carregamos além de inteligência, a imaginação e criatividade que compõem os átomos das estrelas.   

    Um dos grandes desafios é o autoconhecimento, isto esta presente em toda a marcha humana planetária. Não nascemos prontos acabados, somos construtos permanentes, somos a reinvenção humana da vida que a cada tempo retrabalhamos nossa matéria prima e nossa espiritualidade e nessa caminhada respeitar, cuidar da natureza o qual dependemos é primordial.  Rumamos por uma estrada estranha em busca da felicidade, porque ela se não sabemos ao certo a razão, tende a se esconder, mas persistentes, continuamos nossa busca. Mas ao se esconder, pouco se sabe dela, qual é seu tamanho, sua sonoridade, sua cor, seu cheiro, seus encantos, mas, sabemos que está logo ai adiante.

      Nessa busca, não obteremos respostas definitivas, teremos, aproximações, versões possíveis, sempre em busca de nossa melhor versão.  Lembrando que somos finitos, limitados, frágeis e de uma temporalidade muito curta. A vida é um trajeto de possibilidades de significados, que talvez nos demonstre no horizonte, qual ou quais nossos propósitos. No andar devemos fazer e cultivar o bem e o belo, pois essa é nossa experimentação suprema, buscar deixar nossa sombra pelo caminho de maneira que ela transcenda a realidade e, sirva como legado, para que seu espírito estava presente nesse curto trajeto.

    Somos únicos, somos muitos, somos nada. Ser único, singular e ser no outro, o diferente, essa é uma complexidade de entender e lidar com nossa ambigüidade, lá e cá, eu e o outro, o que tenho e o que sinto. Minha impressão cotidiana deixa a marca da presença com saudades da ausência, no profundo do eu ao mais altivo do nós seres coletivos.  Viver é sentir-se parte de algo muito maior, de tudo o que nos rodeia, que conhecemos que desconhecemos, das coisas visíveis e invisíveis. E esta busca permanente de conhecer o que desconhecemos para poder rever o que conhecemos e, ai onde as descobertas e a beleza da vida parecem se encontrar.

    Atravessamos noites escuras para encontrar a luz na manhã seguinte. Atravessamos às dores, os medos, às crises, para desfazer nossa pequenez, nossa acomodação para dar o passo seguinte.  Talvez a vida seja esta busca de olhar o amanhã com novos princípios, novos valores, novos ensinamentos, frutos desse renascimento que esta na busca incessante e na possibilidade do encontro, mesmo que seja lá longe no horizonte.

    Nada podemos ignorar com a vida conquistada, adquirida, no conjunto de probabilidade genéticas, temo que ela  nos puna se não utilizarmos dos potencias que a vida nos forneceu na busca do auto conhecimento.  A ao que parece, o que é senão estar permanentemente em busca dessas respostas, aí deixaremos na mão de Deus para julgar esse resultado.

*Paulo Bassani é cientista social.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

 LIVRO



Nesta quarta-feira dia 17 de dezembro de 2025
Cine-Teatro Ouro Verde da UEL.
Horário: 20 hs


Lançamento do Livro
"UEL 55 anos um Mosaico de Histórias"
Org. Fabio Luporini

Com minha participação em contar um pouco dessa história.
Prof. Paulo Bassani



terça-feira, 9 de dezembro de 2025

 Bancas de Avaliação


Hoje 09/12/2025 

No CCH da UEL 

Horário: 14:30 hs - Sala 131

Londrina, Pr.




TEMA:
"A governança climática no Amapá e as relações de territorialidades com os povos originários"

APROVADA
Universidade Estadual de Londrina

Banca de Mestrado:

Prof. Paulo Bassani
Prof. Rosivaldo Pelegrini
Profa. Carla Delgado
Orientador; Rafael Braz




quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

 Série 

A Arte de Pensar

                                                                   Paulo Bassani

              https://nucleosocioambiental.org.br/territorios-de-cooperacao/


Territórios de cooperação *


Num determinado tempo

Emerge a capacidade de organização

Com o princípio de articular pessoas e territórios.

Movimentar mentes e corações

Imaginação e criatividade.

Esses são os Núcleos de Cooperação

Socioambiental que geram novos modelos,

Espalhados pelo Paraná e Mato Grosso do Sul.

 

Mais que energia Itaipu/Parquetec

Dão exemplos de energia humana

Com pensamento de mudança

Transformação de territórios de nossa gente

Mobilização permanente e ativa  

Em busca da emancipação necessária.

 

Grito da terra, grito dos povos

Com coragem, articulados, conscientes

Com razão e emoção  a flor da pele

Apresentam respostas de educação,

Formação, capacitação,

Uma linha de encontro com a sustentabilidade

Elementos essenciais para o amanhã.

 

Hoje aqui amanhã lá no horizonte

Veremos resultados, qualidade

Sorrisos e abraços,

Dos atores envolvidos

Buscando renda e qualidade de vida,

E um cuidado com a Terra.

 

Um aprendizado dialógico horizontalizado

Onde todos participam com seus saberes

experiências, vivências.

E como apreendentes caminhamos

Fortalecendo e construindo uma práxis.


Dos povos originários

Das cidades e dos campos

O sol nascerá de fato para todos

Os rios terão mais vida

E a natureza sabia e zelosa

Reconhecerá que este é um lugar especial

De gente que pensa, coopera

E constrói seus caminhos.

 

*Paulo Bassani é sociólogo 

Núcleo Norte do Paraná

 

 

 

 

 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

 Evento


CONVITE


Olá, tudo bem? O lançamento do livro “UEL 55 Anos – Um mosaico de histórias” está chegando! E você é convidado(a) de honra! Convide também familiares e amigos, será uma noite especial! 


Data: 17/12/2025

Hora: 20h

Local: Cine Teatro Ouro Verde

OBS: Estou como colaborador deste livro. Em destaque o papel da Extensão universitária



 POEMA Paulo Bassani A CADA MOMENTO* Se tiver água pura beba, Se tiver ar límpido, respire, Se sombra descanse, Se ódio não faça nada, Se so...